Existem várias formas de jogar ao berlinde.Uma delas faz com que por vezes, se percorram distâncias bastante consideráveis pois apenas consiste em projectar o berlinde através de um toque do dedo médio ou do indicador em direcção ao do adversário tentando acertar-lhe. Quando isto acontece vão-se somando os pontos, normalmente três por cada toque, até se atingir o limite pré estabelecido, que é variável.No jogo à cova o objectivo é introduzir o berlinde em pequenas covas previamente escavadas no solo e que se podem apresentar em número variável. Pode-se jogar apenas com uma cova ou com várias (ou até colocadas em linha, em triângulo ou em quadrado). O jogador pode alternar a introdução do berlinde nas covas ou afastar os berlindes adversários através de um embate (castanha) provocado pelo seu berlinde dificultando assim a acção aos adversários.No final do jogo o adversário vencido tem que pagar um berlinde ao vencedor.Tal como existem várias maneiras de jogar, existem também vários tipos de berlindes, com dimensões, pesos e cores diferentes. Desde os berlindes de pedra, bugalhos, berlindes de vidro, os pirolitos, esferas metálicas, até aos recentes berlindes de casquinha.Todo o bom jogador de berlinde que se preze, tem na sua colecção de Bilas (berlindes) um ou dois Abafadores (berlindes de maior dimensão).
Jogar ao berlinde na praia
O berlinde é um objecto especial. Entre os brinquedos tradicionais, ele é um dos mais simples e dos mais bonitos. Quem não aprecia as bolinhas transparentes com a sua incrustação sinuosa e colorida? A proposta de hoje é uma variante do jogo com berlindes. Nela se apela à habilidade de controlar as escorregadelas dos berlindes sobre um chão de terra batida.
MATERIAL NECESSÁRIOCada jogador deve ter um saquinho de berlindes (de preferencia de cores diferentes), para permitir jogar várias vezes sem ter de os retirar do plano do jogo.
COMO FAZER1. Na areia molhada da praia, desenham-se dois círculos concêntricos: o interior, pequeno, representa o Sol; o exterior, largo, representa o limite do universo da brincadeira; é aí, em torno dele, que se colocam os jogadores;
2. A partir desta linha, um de cada vez, os jogadores atiram os seus berlindes na direcção do Sol; ganha aquele que primeiro acertar dentro do pequeno círculo;
3. Para tornar o jogo mais interessante, podem ainda desenhar-se raios graduados desde o Sol, e inventar-se um sistema de pontuações para classificar cada uma das jogadas em termos da sua proximidade do objectivo.
Fazem-se 3 covas . Cada jogador lança o berlinde . Quem conseguir chegar mais longe inicia o jogo que consiste em tentar enfiar os berlindes sucessivamente nas 3 covas que estão em linha recta empurrando-o com os dedos .Quando se consegue chegar à ultima cova faz-se o percurso no sentido oposto . À medida que os jogadores vão conseguindo estas etapas ficam com o direito de tentar acertar nos berlindes dos outros jogadores , tam bem utilizando a técnica de os empurrar com os dedos na terra. Quando acertam ganham esses berilndes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
ola eu acho que tens bue razao sabes porque?
porque há muita gente que diz que os berlindes são para bebes mas isso é mentira.
uma vez a minha prof de matematica disse que os berlindes são para bebes tu achas normal???????
Enviar um comentário